sexta-feira, setembro 30, 2011

A sociedade do ovacionismo


Você já deve ter ouvido a expressão, “Ave, César!”, ou a mais comum e conhecida “Ave, Maria!”.  Tais expressões são o sinônimo daquilo que se que eu decidi chamar de ovacionismo. O termo vem do latim e seu significado de acordo com o dicionário Michaelis éFazer ovação a; aclamar em público; aplaudir solenemente.” (fonte: Dicionário Michaelis).  

No Brasil, ao que parece mais do que em qualquer outro lugar do mundo, existem uma tendência a ser dar valor ao que não tem tanto valor, ao que não tem mérito de fato para isso. Falo isso com certa indignação, porque é  o que visto ao longo de minha vida.

São os políticos que ovacionam-se uns aos outros, as pessoas nas redes sociais, pessoas que ocupam cargos de status, mas sem a devida competência.

Na verdade o ovacionismo à La Brasileira é somente mais um dos vários vícios em nossa sociedade. Poderia fala de vários que já detectei, entre eles: “falta de uma consciência de grupo, falta de uma forte cultura central, embate de idéias, falta de uma cultura de busca de excelência.

O fato de que alguém ocupar um alto cargo, tem um diploma universitário ou até mesmo uma pós-graduação não quer dizer que essa pessoa seja o melhor, que tenha um alto grau de capacidade para aquilo.

Exemplos para isso não faltam, quem já não viu um secretário ou até mesmo um ministro que nem formação técnica tem para este ou pra aquele cargo? E nosso caso de quem possui diploma, nem sempre isso quer dizer que o ensino foi de qualidade.



Até quando teremos que suportar os falsos mestres, os pseudo capacitados, pessoas que pensam que aprenderam?

Até quando o Brasil será o país de pessoas que fingem que estudam nas faculdades particulares, nos cursos técnicos de fundo de quintal ou não, nas escolas particulares com suas altas mensalidades?  

É claro que existem exceções, pessoas que se salvam, mas seria muito mais fácil pro Brasil, pra sociedade, pra mim e pra você que essas pessoas se tocassem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós!

Elysium , Transumanização e Degradação Ambiental

Ontem, mesmo com o tempo corrido e puxado dos últimos dias não puder resistir e fui assistir “Elysium”, filme em que Wagner Moura at...